Recife

Nordeste, o paraíso brasileiro!

A cidade de Recife é um museu vivo da história e da diversidade que o nosso país oferece. A cultura de pernambuco é forte em todos os aspectos e se destaca na culinária, na arquitetura e nas expressões artísticas. Urbana e viva, a capital pernambucana é de uma geografia ímpar. Ilhas, pontes, canais e casarões antigos incrementam o visual da chamada "Veneza brasileira", onde o calor forte é parte integrante do ritmo de vida local. No mar, plano de fundo dos recifenses, é Boa Viagem quem faz sucesso. A praia, que fica do bairro homônimo, chama atenção pelas águas esverdeadas e pelas piscinas naturais formadas na maré baixa.

ATRAÇÕES PRINCIPAIS

Instituto Ricardo Brennand
Crédito:robertajungman.com

Instituto Ricardo Brennand

O Instituto Ricardo Brennand é um dos pontos turísticos mais interessantes do Recife. Possui uma das mais modernas instalações museológicas do Brasil, é o local ideal para quem aprecia artes, objetos antigos e arquitetura. Com uma bela paisagem ao ar livre, árvores, cafeteria e edifícios em forma de castelo medieval, é difícil não se surpreender com a estrutura do lugar.

Praça do Marco Zero
Crédito:assistenteviagem

Praça do Marco Zero

A praça tem o nome original de Praça Barão do Rio Branco, todavia ficou conhecida como Praça do Marco Zero pelo fato de que nela encontra-se o quilometro zero das estradas de Pernambuco. O lugar é um dos pontos mais importantes na capital Pernambucana, pois é também uma região de forte movimento durante o Carnaval.

Parque da Jaqueira
Crédito:visitrecife.com

Parque da Jaqueira

Inaugurado em 10 de abril de 1985, o Parque da Jaqueira chega aos 30 anos de existência como um dos principais espaços do Recife destinado ao lazer, cultura e prática de esportes. O parque é divido em duas etapas: o sítio histórico (onde se localiza uma capela) e uma área reservada à prática de esportes e atividades culturais. A capela, lá presente, foi tombada na década de 1970. Um excelete passeio para família, casais e até mesmo grupos maiores.

Mosteiro de São Bento
Crédito:uol.com

Mosteiro de São Bento

Ao fazer um roteiro pelo Centro Histórico de Olinda, o Mosteiro de São Bento é um dos locais que você não pode deixar de conhecer. A obra de estilo barroco, fundada entre 1586 e 1592, destaca-se entre as demais por possuir um belo conjunto arquitetônico, que inclui pinturas e um trabalho muito detalhado em ouro - os guias locais chegam a afirmar que no interior do Mosteiro foram utilizados cerca de 100kg de ouro.

Praia da Boa Viagem
Crédito:uol.com

Praia da Boa Viagem

A Praia de Boa Viagem é a mais famosa do Recife e tem ótima estrutura para o turista. O lugar é bastante movimentado; quando o tempo está favorável, é comum ver banhistas e pessoas praticando exercícios físicos. Essa praia possui águas mornas e esverdeadas, proporcionando não apenas um bom mergulho no mar como também um excelente plano de fundo aos olhos. Na maré baixa formam-se várias piscinas naturais rasas, com águas mornas e transparentes, ao longo da praia. Também durante a maré baixa é possível andar sobre os recifes, que são relativamente planos e largos.

QUANDO IR?

Carnaval
Crédito:uol.com.br

A cidade do Carnaval

O Carnaval é celebrado em grande estilo tanto no Recife quanto em Olinda. O Carnaval de Olinda é mundialmente conhecido pelos bonecos gigantes, que a cada ano ganham o rosto de novas personalidades. A capital pernambucana é famosa por oferecer espaço para diversas culturas e manifestações populares: escolas de samba, blocos, maracatus, agremiações de Olinda e shows de artistas diversos fazem parte do Carnaval Multicultural. diferentemente de outras cidades brasileiras, não é preciso pagar para se divertir. Trata-se de um Carnaval democrático, popular, sem crenças ou idades definidos - é uma festa de todos.


GASTRONOMIA

Gastronomia
Crédito:s2rio.com

Restaurantes

A culinária parnambucana é a expressão pura da cultura de seu povo, influenciada pelos antepassados holandeses. Há toda uma variação de pratos que você só encontra em Pernambuco.







Parraxaxá

O Parraxaxá é um dos restaurantes mais conhecidos do Recife, daqueles lugares para não faltar no roteiro! O local oferece um buffet com grande variedade de pratos, que incluem o melhor da cozinha regional.

Camarada Camarão

O Camarada Camarão é um restaurante informal, rústico e elegante, decorado com lembranças do mar. O cardápio desenvolvido pelo chef francês François Schmitt, tem como diferencial a união da culinária francesa com a regional nordestina. A rede tem como especialidade o camarão, os deliciosos petiscos e os pratos completos e generosos, como a legítima moqueca de camarão.

Leite

O Leite é o restaurante mais antigo do Recife, quiçá o mais antigo do Brasil. Seu ambiente é refinado, com direito a luz baixa e um piano com músicas de qualidade tocadas como plano de fundo. É um lugar mais indicado para ocasiões especiais e uma refeição sofisticada.

Chica Pitanga

O Chica Pitanga é um restaurante que funciona no sistema self-service e oferece pratos voltados para a cozinha regional, sem esquecer pratos consagrados na mesa dos brasileiros de outros estados.


PRAIAS

Praias
Crédito:g1.com.br

Capital da alegria, do acarajé, dos bonecos de Olinda e repleta de história. Como se não fosse suficiente, Recife possui lindas praias, cenário de filmes e de sonhos de muitos turistas.

- Praia de Boa Viagem
- Praia de Calhetas
- Porto de Galinhas
- Praia dos Carneiros
- Praia de Maria Farinha