Bonito

Bonito... não apenas o nome, um dos lugares mais bonitos do Brasil!

Bonito é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil e motivos não faltam para isso, já que o lugar faz jus ao nome! É simplesmente o melhor destino para mergulho fluvial do Brasil. A pequena cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, está localizada a cerca de 300 km da capital Campo Grande. É uma típica “viagem família”, mas isso não quer dizer que o destino não tenha muita aventura – há passeios de botes em corredeiras, boia-cross, mergulho com cilindro e até rapel.

ATRAÇÕES PRINCIPAIS

Aquário Natural
Crédito:guiaviajarmelhor

Aquário Natural

O Aquário Natural é uma das atrações mais próximas do centro da cidade, seu acesso pode ser feito em carro, bicicleta ou táxi. A flutuação é feita no Rio Baía Bonita, onde os turistas poderão observar a nascente de dentro da água, além de muitos peixes. A saída do passeio é feita em um lugar lindo, de água supercristalina.

Nascente do Rio Sucuri
Crédito:tripadvisor.com

Rio Sucuri

Fazer a flutuação em um dos rios da região é um passeio imperdível em Bonito. O Rio Sucuri, considerado o mais cristalino do Brasil é muito bacana não apenas por causa dos peixes que se pode observar no lugar mas também pela flora, que é diversificada.

Estância Mimosa
Crédito:dascoisinhas.com

Estância Mimosa

Para quem procura um contato intenso com a natureza a Estância Mimosa Ecoturismo é o lugar. Contemplar a paisagem, encontrar animais silvestres, caminhar pelas trilhas e, ao final de cada uma delas, se deparar com cachoeiras de águas cristalinas e poder nadar em suas piscinas naturais proporcionam uma experiência singular de ecoturismo.

Gruta do Lago Azul
Crédito:tripadvisor.com

Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago Azul é um dos símbolos de Bonito, um lugar imperdível para visitar e, consequentemente, se encantar. Depois de descer muitos degraus, observar estalagmites e estalactites (formações que levam milhares de anos para se formar), chega-se ao lago que encanta pelas águas de tom intensamente azuladas e belíssimas espeleotemas de milhares de anos. Famoso ponto turístico e histórico da cidade.

Boia Cross em Bonito
Crédito:spsemmesmice

Boia Cross em Bonito

O passeio de Boia Cross no Bonito Aventura tem início com uma trilha interpretativa de 1.600 m através da mata ciliar do Rio Formoso e Formosinho até o ponto onde começa a descida pelas corredeiras e cachoeiras do Rio Formoso. A descida pelo rio é feita em boias individuais com acompanhamento de dois condutores.

QUANDO IR?

Buraco das Araras
Crédito:rotasdeviagem

Bonito

É possível ir para Bonito o ano inteiro, mas a época de seca, entre junho e agosto, é a melhor para as flutuações – aproveite para acompanhar a programação do Festival de Inverno, em julho.


GASTRONOMIA

Gastronomia
Crédito:tripadvisor.com

Restaurantes

A culinária baiana é a expressão pura da cultura de seu povo, influenciada pelos antepassados africanos. Há toda uma variação de pratos que você só encontra na Bahia.







Casa do João

Todo mundo que vai a Bonito tem que dar uma passadinha na Casa do João para provar a famosa Traíra sem espinha, carro-chefe da casa. Mas além desse, há uma oferta bem variada de peixes no menu.

Juanita

Comida regional, incluindo pacu na brasa e acompanhamentos tradicionais, em ambiente campestre e aconchegante.

Tapera

O Tapera foi um dos primeiros restaurantes de Bonito e fica logo no início da rua principal, pertinho da praça. O restaurante oferece sobremesa gratuita e tem mesinhas agradáveis na calçada pra quem quiser ver o movimento

Zapi Zen

Especializada em pizzas leves, a casa também serve wraps, sucos e cervejas artesanais, em ambiente tranquilo.

Allegra Gelato e Café

Essa sorveteria e café é um must go em Bonito. O sorvete é delicioso, e a dona do local foi até a Itália estudar como são feitos os famosos gelatos antes de montar a Allegra em Bonito. Além dos sorvetes, há vários lanches, saladas e comidinhas mais leves.