Rio de Janeiro

Apaixone-se e descubra os encantos do Rio de Janeiro com a PTV!

O Rio de Janeiro é uma grande cidade brasileira à beira-mar, famosa pelas praias de Copacabana e Ipanema, pela estátua de 38 metros de altura do Cristo Redentor, no topo do Corcovado, e pelo Pão de Açúcar, um pico de granito com teleféricos até seu cume.

Prepare-se para conhecer lugares fascinantes, com muita aventura e diversão, especialmente às margens do mar de Copa Cabana, Pão de Açucar e muitas outras lindas paisagens.

ATRAÇÕES PRINCIPAIS

Pão de Açucar
Crédito:melhoresdestinos.com

Pão de Açúcar

Atração incrível para pessoas de todas as idades e gostos, o Pão de Açúcar é um dos cartões-postais do Rio de Janeiro e do Brasil pelo mundo afora. Do alto dos morros, é possível admirar uma vista 360 graus do Rio de Janeiro. Em dias de tempo aberto, vê-se desde Copacabana e Ipanema até Cristo Redentor, Ponte Rio﹣Niterói e a Pedra da Gávea. Além da visita tradicional ao Pão de Açúcar e ao bondinho, existem outras opções tipos de tour entre elas um Tour Histórico, que foca em dados da história e curiosidades do primero bondinho do Brasil e o Tour Bastidores, que mostra detalhes técnicos do funcionamento da atração.

Cristo
Crédito:Wikipedia

Cristo Redentor

O Cristo Redentor certamente entrará em seu roteiro. Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Em 2007 foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. O Cristo Redentor pode ser acessado de duas formas: pelo Trem do Corcovado, que tem estação inicial no bairro do Cosme Velho, ou pelas vans Paineiras Corcovado, que conta com pontos de embarque fixos no Largo do Machado (Praça do Largo do Machado), Copacabana (Praça do Lido, na altura do posto 2), Barra da Tijuca (Shopping Cittá América) ou Paineiras (Centro de Visitantes Paineiras).

Maracana
Crédito:TribunaPR

Maracana

Um dos estádios de futebol mais famosos do mundo e um dos pontos mais visitados do Rio de Janeiro. O estádio já foi palco de inúmeras partidas com times brasileiros e internacionais, especialmente de clubes do Rio de Janeiro, além de palco da Copa do Mundo por duas vezes. Foi lá, inclusive, onde ocorreram as cerimônias de abertura e encerramento da Copa do Mundo de 2016. Inaugurado em 1950 e com capacidade atual para 78 mil pessoas, visitar o Maracanã é um programa imperdível não apenas para os amantes de esporte, mas todos aqueles que querem apreciar uma linda obra da arquitetura.

Jardim Botânico
Crédito:maladeaventuras.com.br

Jardim Botânico

A origem do Jardim Botânico remonta à transferência da corte portuguesa para o Brasil, entre 1808 e 1821. Inaugurado em 1808 por D. João VI, foi criado com o propósito de aclimar plantas originárias de outras partes do mundo ao clima local. O parque abriga dezenas de espécies de plantas e é considerado um refúgio verde no meio da cidade. Ali é possível escutar sons de pássaros, sentir um ar mais puro e relaxar sossegado aproveitando das sombras de árvores.

Biblioteca Nacional
Crédito:bibliotecanacional.com.br

Biblioteca Nacional

A maior biblioteca da América Latina existe há mais de 200 anos e oferece ao público um verdadeiro passeio pela história do Brasil e dessa instituição tão importante. Com o grande projeto de reformulação da capital no início do século XX, a Biblioteca ganhou um imponente edifício, onde seu acervo permanece até hoje. No local é possível fazer uma visita guiada gratuita, em que os guias explicam sobre a criação da biblioteca, seu funcionamento, sua arquitetura e acervo. O passeio é muito interessante, principalmente para quem gosta de história.


QUANDO IR?

Clima
Crédito:tripadvisor.com

O melhor verão Brasileiro

O Rio de Janeiro é a capital mais quente do Brasil durante o Verão, com verões quentes e invernos amenos. Os verões são marcados por dias quentes e úmidos, com temperatura chegando aos 40 °C ou mais. De modo geral, o ano pode ser dividido em duas estações: uma quente e relativamente chuvosa, e outra de temperaturas amenas; desta forma, primavera e outono agregam-se às características das demais, tratando-se mais de intervalos de transição do que estações propriamente definidas.

Baseado no índice de turismo, a melhor época do ano para visitar Rio de Janeiro e realizar atividades de clima quente é do início de maio ao meio de setembro.


GASTRONOMIA

Gastronomia
Crédito:s2rio.com

Restaurantes

Como toda grande cidade, o Rio tem muito a oferecer quando o assunto é gastronomia. São boas opções espalhadas por todos os bairros. O melhor dessa diversidade é que, além de vários tipos de cozinhas, há todo tipo de preço e com certeza alguma opção se ajustará ao seu bolso.






Cipriani

O restaurante do Belmond Copacabana Palace é referência alta gastronomia italiana. Batizado em homenagem ao hotel mais sofisticado de Veneza, o menu enxuto e consistente traz receitas clássicas combinando ingredientes brasileiros e italianos.

Esplanada Grill

Com 30 anos, o tradicional restaurante de carnes em Ipanema já levou mais de 10 vezes o título de melhor carne do Rio, de acordo com a Veja Rio. Com ambiente sofisticado, o couvert é farto, com os famosos pães de queijo e cebola marinada. No cardápio, cortes clássicos como a picanha fatiada e o T-Bone.

Fasano al Mare

O restaurante italiano do Hotel Fasano é comandado pelo chef Paolo Lavezzini, que faz uma cozinha autêntica de sua terra natal. O ambiente é elegante e sofisticado, mas sem exageros. O espaço tem lindas mesas de jacarandá, poltronas com pés palito e colunas de mármore branco nacional.

Lasai

Com 1 estrela Michelin e sob o comando do chef Rafa Costa e Silva, que já ganhou o prêmio de melhor chef 3 vezes, o restaurante fica em um sobrado de 1902 em Botafogo. Super charmoso, o ambiente é moderno, com móveis de madeira, adega e uma cozinha aberta. No segundo andar, um terraço aconchegante com jardim vertical.

Naga

Do grupo paulistano Nagayama, foi eleito o melhor japonês do Rio pela Veja Comer & Beber. O ambiente é contemporâneo, mas com forte presença das tradições japonesas. Destaque para a a carta de saquês, assinada pela especialista Yasmin Yonashiro.


PRAIAS

Praias
Crédito:obomdanoticia.com.br

As praias são um dos motivos que fazem do Rio um destino tão atrativo. Afinal, com um calor de mais de 40 graus, quem não gostaria de se refrescar com um mergulho no mar? Um fato excelente no Rio de Janeiro é que, como não faz tanto frio, mesmo no inverno é possível aproveitar suas praias.

Zona Sul: Copacabana, Leblon, Ipanema
Zona Oeste: Barra da Tijuca, Barra, Recreio
Urca: Praia Vermelha